Por que investir na sua equipe?

Treinar e preparar as equipes para acelerar os resultados, potencializar as competências, formar sucessores, garantir a alta qualidade nos processos e a confiança nos relacionamentos.

Esses são alguns dos fatores que levam uma empresa a investir em treinamento e capacitação para suas equipes.

Porém, segundo uma pesquisa realizada por uma escola de negócios de São Paulo, os colaboradores brasileiros têm uma média de 21 horas de treinamento ao ano, um número inferior a outros países – como os EUA, em que cada talento recebe cerca de 33 horas de treinamento (número 36% superior ao do Brasil).

Esses resultados são extremamente preocupantes, pois se não estamos capacitando e desenvolvendo, como podemos esperar melhores resultados, crescimento e novas oportunidades de carreira?

Sem treinamento, toda e qualquer equipe e organização estão fadadas ao fracasso, mesmo que aparentemente o fracasso não seja visível, quando as relações são conflituosas, por exemplo, ali existe um princípio de fracasso.

Como reverter esse quadro?

Comece explorando as possibilidades de mudança para então definir qual será o melhor caminho.

Vale ressaltar que treinamento é diferente de desenvolvimento.

Treinamento é preparar o colaborador para que exerça suas funções técnicas de forma habilidosa e congruente com o negócio e Desenvolvimento é aprimorar as habilidades para que ele faça ainda melhor as suas atividades, gerando produtividade, performance e crescimento.

Vamos imaginar que você queira melhorar a produtividade da sua equipe. Para esse processo você deve treinar ou desenvolver essa competência no time?

Se você respondeu desenvolver, está certo. Desenvolver competências e habilidades para que o time planeje melhor suas ações, tenha foco nos objetivos desejados e ainda faça mais (atitude) com menos (recursos), otimizando os resultados.

Ainda sobre produtividade e performance, algumas pesquisas apontam números espantosos sobre a falta de produtividade nas corporações. Uma delas mostra que apenas 39% do expediente é realmente produtivo.

Profissionais treinados e alinhados com os objetivos e propósito da empresa tendem a se manterem mais focados, mais engajados e mais colaborativos do que aqueles que não enxergam sentido ao que fazem dentro da empresa.

Estes profissionais conseguem otimizar seu tempo de trabalho e entregar mais resultados.

Um caminho para o sucesso no treinamento e desenvolvimento de equipes é desenhar soluções customizadas de acordo com o negócio, o formato da equipe, a quantidade de pessoas e os objetivos desejados.

De nada adianta fornecer uma capacitação técnica para o time (referente ao negócio) se o que eles precisam é de uma comunicação clara e assertiva, por exemplo.

E veja só, não estou defendendo que o time não precisa de capacitação técnica quanto ao negócio (por vezes já disse aos meus clientes que antes de treinar competências eles deveriam capacitar o time tecnicamente).

Devemos apenas ter clareza sobre qual estratégia adotar e por onde começar a treinar e preparar o time para os desafios da organização.

Assim que decidir qual estratégia irá adotar com a sua equipe, estabeleça as competências prioritárias para treinar. Se, por exemplo, você precisa preparar novos líderes para formar sucessores e gerar mais confiança e clareza no processo de feedback da avaliação de desempenho, comece por essas competências de liderança e feedback, para depois tratar de assuntos mais secundários, como por exemplo, comunicação e gestão do tempo.

Agora, se você já mapeou e percebeu que o time precisa de desenvolvimento em muitas competências, como liderança, comunicação, feedback, inteligência emocional, relacionamento interpessoal, dentre outros, o melhor caminho é desenvolver um programa de treinamento para os líderes, conhecido como PDL.

Nesse programa, a continuidade será o fator relevante para a mudança e o sucesso no desenvolvimento das competências e novas habilidades como líder.

O melhor do investimento em um programa de treinamento para líderes é que ele permite medir e acompanhar a evolução dos participantes.

Essa medição pode ser feita de inúmeras maneiras, contando com assessments aplicados antes e depois do programa de treinamento, ou ainda com as próprias ferramentas de avaliação da empresa como pesquisa de clima, avaliação de desempenho, e outros.

De fato, o que fica é a relevância em treinar e preparar as equipes para que sejam mais produtivas e eficazes, gerando crescimento para o negócio de forma humanizada e consciente.

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Gratidão

Thiago Cury

Sócio Fundador – Instituto CGL

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