Hoje eu acordei cedo, depois de ficar um pouco deitado na cama com meus filhos. Como de rotina, tomei meu café da manhã, defini prioridades e comecei meus trabalhos.

Fiz ligações, respondi mensagens no zap, nas redes sociais, respondi e enviei emails de projetos, de FUP comercial, atualizei a agenda para a próxima semana, olhei o saldo no banco e conferi se as contas programas estavam debitadas.

Tudo em ordem.

Meus filhos acordaram, falei bom dia, abracei, fiz o leite deles, então minha esposa acordou também. Falei bom dia, nos abraçamos, tomei mais um café junto com meu amor.

Voltei ao home work e fiz mais alguns ajustes para então viajar para São Paulo (moro no interior).

Peguei o ônibus, ouvi musica, assisti vídeos de standup, li algumas páginas de um livro, fiz anotações, fiz 3 ligações e fechei uma palestra para o próximo mês.

Desci na rodoviária de São Paulo, chamei o uber, fiz um post no LinkedIn com base em um trecho reflexivo do livro que li no ônibus (livro: arriscando a própria pele de Nassim Nicholas Taleb).

Estou escrevendo esse texto enquanto aguardo meu almoço para então a tarde conduzir um encontro de Coaching Group com um cliente.

Mais tarde, ao finalizar meu projeto aqui em São Paulo retorno para casa, para passar um agradável final de semana com a minha família.

Porém, nem sempre é assim. Nem tudo são flores.

Antes de ontem, por exemplo, não estava nada bem. Tive problemas pessoais, perdi uma grande proposta que estava contando para os próximos meses, estava com dor nas costas, o mau humor me pegou de jeito naquele dia.

Meus filhos queriam ver tv juntos e eu disse que tinha que trabalhar.

Minha esposa quando acordou e me chamou para o café perguntou se eu estava bem. Eu fui logo reclamando e falando dos problemas e das dores.

Liguei para 17 clientes e não consegui falar com nenhum deles.

Fui ao mercado comprar água e não fui bem atendido, fiquei mais irritado ainda.

A noite, enquanto queria descansar assistindo séries na tv, meus filhos queriam brincar e eu estava sem energia e sem paciência. Queria apenas que aquele dia terminasse logo.

A vida é assim, feita de altos e baixos.

Precisamos de menos fórmulas e mais realismo. Não basta apenas compartilhar a rotina de sucesso dos 10 mais “bam-bam-bam” do mercado, precisamos de conceitos e práticas eficazes para os reais desafios que a grande maioria das pessoas enfrentam em suas vidas e rotinas.

Não adianta acordar as 4 da manhã se não tiver foco, não adianta ler todos os livros de autoajuda se não estiver disposto a mudar seus próprios paradigmas, não adianta criticar as pessoas de sucesso se você mesmo não está disposto a fazer o que eles fazem e por fim não adianta só postar e comentar que a vida é 100% maravilhosa e de resultados fantásticos se os desafios existem para todos.

Mais a vida real como ela é e menos floreio de fórmulas mágicas e eficazes, com baixo risco e simplismo. Isso ferra com tudo que existe de bom!