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Treinar e qualificar sua equipe, desenvolvendo os potenciais individuais e do grupo, pode sim se tornar uma tarefa agradável, descomplicada e de grandes resultados. Ações de desenvolvimento e melhoria contínua, alinhadas com a missão, visão e valores pessoais e coorporativos, elaborados com um plano de ação a curto, médio e longo prazo, geram benefícios e vantagens para formar equipes de alta performance.
Esta tarefa pode ser desenvolvida por um consultor organizacional, que irá acompanhar o desenvolvimento individual e do grupo e aplicar ações corretivas nas áreas e pessoas que forem necessárias. Para você líder e gestor, segue exemplo de perguntas para iniciar o desenvolvimento de sua equipe. Porém, não espere o barco virar; se identificado necessidade de treinamento e desenvolvimento, invista em si e em sua equipe para obter melhores resultados.
Talvez você possa pensar: “E se eu treinar minha equipe e eles forem embora?”. Pior será se você não treinar e eles ficarem.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, no Brasil e na Europa revelou que 60% a 75% dos funcionários, de todos os tipos e de diversas organizações, afirmam que o pior aspecto de seu trabalho é o chefe. (fonte revista Época / 14 de maio de 2007).
A pesquisa ainda completa: “maldosos lances sutis, como um olhar fixo e comentários grosseiros, e também atitudes explícitas como insultos ou rebaixamentos e até mesmo intimidações, podem ser caminhos eficazes para subir na carreira profissional, e até mesmo se tornar um líder”.
É possível conquistar este espaço dentro da sua carreira profissional, sem intimidar, ameaçar ou impor suas maneiras de liderar um colaborador ou um “colega de trabalho”. Você pode ser um líder acolhedor, inovador, cativante, compreensivo, determinado e chegar ao topo, a uma promoção.
Mas neste momento surge uma importante questão: mesmo com a alta competitividade por cargos e salários, a lei da oferta e procura; que tende a crescer dia após dia, por que ainda é necessário treinar e capacitar equipes?
A resposta é muito simples: o que garante a empregabilidade no mercado de trabalho é o conhecimento!
O colaborador que possui conhecimento, que investe constantemente no seu aprendizado, em crescimento pessoal e profissional, certamente terá mais garantias de manter-se no mercado de trabalho.
Ao optar por se qualificar, buscando inovações tecnológicas, atualizações e estudos comportamentais, com o intuito de se desenvolver para obter melhores resultados, você irá abrir espaço em sua carreira para novos caminhos, podendo assim desenvolver suas habilidades nos desafios do dia-a-dia. Consequentemente, você irá proporcionar a sua equipe de colaboradores o desenvolvimento dos potenciais necessários para que busquem também por melhores resultados em suas carreiras profissionais.
Para prosseguir, responda as perguntas a baixo:
-Qual o pior aspecto do seu trabalho e o que mais lhe atrapalha?
Existem diversos fatores que atrapalham o andamento de um bom trabalho e acabam por prejudicar os colaboradores e seus ambientes. Alguns destes fatores são: a ausência ou deficiência de comunicação entre equipes, pessoas e departamentos; a ausência de planejamento; a falta de participação do líder/gestor com os colaboradores e vice-versa; o desconhecimento sobre feedback; não delegar funções e obrigações; a falta e às vezes inexistência de monitoramento de atividades e registro de dados, dentre muitas outras deficiências.
- De que maneira eu vou contribuir para que as pessoas a minha volta realizem façanhas geniais e extraordinárias, fazendo com que cresçamos juntos?
Se essa pergunta estivesse no pensamento de todos os colaboradores (incluindo gerentes, líderes, supervisores, coordenadores, diretores, presidentes e até mesmo os donos das empresas), uma visão de educador e uma sensibilidade de aprendizado se afloraria em todos os componentes da empresa, motivando, assim, novas ações.
Todas as pessoas podem ajudar umas as outras e aprender com as suas dificuldades e diferenças, trocando experiências e vivências profissionais e pessoais.
Thiago Cury – Coach and Trainer
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